11 de fev. de 2012

Café de Flore

No dia em que vi o filme Café de Flore me dei conta de que não poderia fazer minha estréia no blog falando de outra coisa. Minha motivação para ir ao cinema naquele dia foi o diretor Jean-Marc Vallee, do já fantástico C.R.A.Z.Y.

O filme conta duas histórias paralelas: Em 2010, um DJ canadense que largou um casamento de 20 anos para viver uma história de amor alucinante; e em 1960 uma mãe parisiense que toma conta sozinha do seu filho com síndrome de Down.
O filme começa muito bem e nos envolvemos rapidamente com as duas histórias, ansiosos para sabermos como elas vão se ligar no fim. A trilha sonora merece um comentário especial, pois ela é, definitivamente, o fio condutor das duas tramas.




Vallee soube explorar a sensação que a música pode transmitir. Minha cena preferida é quando o belíssimo Antoine (representado pelo cantor Kevin Parent) descreve o momento em que ele sente que o mundo está conspirando a seu favor, as pessoas estão sorrindo para ele, e ele sente uma vontade louca de viver, tudo isso porque ele está escutando “aquela” música. Impossível não se identificar!!


Outra música que liga as duas histórias é The Great Gig In The Sky do Pink Floyd, numa tentativa (bem sucedida) de representar a angústia do desconhecido. Apesar de a impressa ter falado que o filme é sobre o amor, para mim o filme é sobre o medo: de viver, de morrer e de amar.


Confesso que, como boa cética, não gostei muito do fim. Mesmo assim acho que é um ótimo filme e que vale a pena uma ida ao cinema. Não consegui descobrir quando estréia no Brasil, mas espero que não demore muito :)


8 comentários:

  1. Belas imagens e músicas, espero que chegue logo por aqui pq fiquei muito curiosa para assistir!

    Beijo parceira :)

    ResponderExcluir
  2. eu PRECISO desse filme aqui no Brasil HAHAHA...a Vanessa é muito diva e esse filme parece ser ótimo!!

    ResponderExcluir
  3. Muito perturbador, mas fiquei bastante curiosa.
    A fotografia parece incrível!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pelo trailer, parece ser um filme super forte! Gostei da dica, quero assistir.

    ResponderExcluir
  5. Não vi o filme ainda, mas o trailer me deixou com um gostinho de quero mais :)


    Vamos esperar que venha logo pra cá (pq achar download tá complicado ultimamente hahahah)


    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Parece mto interessante Priscila! a ideia de ter medo do amor, morte e vida, acho que todo mundo tem! pelo menos um pouco e em um dos 3 :D

    E Amandaaaa, como vc fez pra colocar sua galeria de fotos no formato de globo? ali do lado direito?
    Ja procurei e tentei fazer no meu, mas nunca consegui :/

    Ps: tem sorteio no blog! se vcs quiserem participar, fiquem a vontade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o filme parece ser uma delícia ...
    Fiquei morrendo de vontade de assistir :D

    ;*
    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

    ResponderExcluir