3 de jul. de 2012

1 Música, 3 Versões - Vai Saber?

Muitas músicas já foram feitas com a indecisão feminina como tema. Uma das mais famosas é "Se" do Djavan mas destaco também algumas mais recentes como Pega de Jeito do Dani Black e Se Toca dos meninos do 5 a Seco (falei um pouco deles aqui). 

Versão 1 
 Adriana Calcanhoto

A última que "descobri" foi escrita pela Adriana Calcanhoto e está em seu disco Micróbio do Samba de 2011 (que você pode ouvir aqui). A cantora já é velha conhecida dos românticos com suas canções que falam de amor (ou o fim dele) como Devolva-me, Metade, Esquadros e Mentiras. Um outro lado de Adriana pode ser visto no projeto Partimpim voltado para o público infantil mas que encanta os adultos também e que já se encontra no segundo disco.


Versão 2 
Marisa Monte



Marisa, eterna musa e uma das vozes mais lindas da música brasileira interpreta esse samba delicioso no disco Universo ao Meu Redor, de 2006 e podemos perceber porque, aos 45 anos, ela ainda detém esse título. Atualmente ela está em (elogiadíssima) turnê de seu último disco, O Que Você Quer de Verdade.


Versão 3 
Mart'nália


O nome Mart'nália foi obra do pai, Martinho da Vila, que juntou seu Mart com o nome Anália, da mãe da cantora. Não recebeu de presente do sambista somente o nome exclusivo mas também a música na alma, e nas palavras do mestre Martinho:
"Tinália, a Tina, a Martina, a Carvu, parece ser despojada, mas é valiosa; (...) é musicista, cantora e compositora e está entre as artistas mais completas que eu conheço. Que cantora!… O seu canto é doce, negro, suingado e o seu timbre é especial.". 
Prova disso é a levada pop e MPB que a cantora mostra em seu último disco, Não Tente Compreender, com músicas de Moska, Zélia Duncan, Nando Reis e a especialmente escrita para ela por Adriana Calcanhoto, Vai Saber. Ouça o disco completo da carioca aqui.




Qual dessas é a escolhida da vez?

Um comentário:

  1. Acho que essa música/sambinha combinou mais com a Mart'nália. Eu adoro a voz da Marisa Monte, mas ela tem me cansado um pouco ultimamente.

    ResponderExcluir