17 de out. de 2013

A(s) história(s) de um muro

Mais um verão e mais um Voyage à Nantes. A segunda edição não decepcionou e mostrou que essse festival veio para ficar.

Um dos projetos que eu mais gostei foi o Histoire d'un mur. No meio da cidade, num lugar de passagem e sem muita graça, colocaram um muro. Um muro liso, sem nada, com quatro metros de altura e dez de largura.


Imóvel e imposante, o objetivo não era deixar ele imaculado, e sim pichado, grafitado, sujo, pintado, decorado...um muro exposto! A cada semana, um artista e um diretor  tiveram carta branca, o primeiro para a arte do muro, e o segundo para um curta de 3 minutos. Juntos criaram 9 atos, 9 vídeos e 9 olhares diferentes sobre a história a ser contada pelo muro.

Lek e Sowat pintaram o primeiro muro: um fundo abstrato com a frase "Nantes, a linda". O segundo muro foi feito por Tilt, Tober e Kool T, e contava a história do grafiti vándalo, que é feito para não agradar. Kazy, Honet e Poch pintaram o terceiro muro, três animais que respresentam os três artistas.




O quarto muro era um afresco abstrato que brincava com a noção de camuflagem, desenvolvido por Popay. Em seguida, Seth e Kislow pintaram temas náuticos, entrando na história de Nantes. Já Persu, Velvet e Zoer fizeram um patcwork com imagens na vida urbana.



O sétimo muro foi feito por Alëxone, que desenvolveu uma imagem de uma luta entre animais. O oitavo reuniu Bom K e Brusk, um afresco com quatro retratos e máscaras. O nono e último muro foi feito por Lksir, Ryngar e Erza, eles dividiram o muro em partes iguais que juntas formavam um quabra-cabeça, como se o muro pudesse ser dobrado.





Qual é o seu preferido?



Para ver todos os vídeos e mais fotos do muro: http://www.histoiredunmur.com/


 

 

2 comentários:

  1. nossa, que bacana. adoro essa intervenções urbanas!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda gente!!! Que bom seria se todos os muros exibissem artes assim tão incríveis!

    ResponderExcluir