29 de jul. de 2014

"Um dia eu vou para a China"... e fui! - Parte II

Depois do primeiro post sobre como se preparar para conhecer a China, agora um pouquinho de tudo que vivi. Lembrando que este roteiro engloba só Beijing, Xi´An e Shanghai. Vamos nessa!


Primeira Parada:  Beijing

Beijing é a famosa capital que "ocidentalmente" denominaram Pequim. A cidade ficou super conhecida não só pelas Olimpíadas de 2008 como também por filmes como "O último imperador", de Bernardo Bertoluci. Ela é lindíssima e alterna aquela energia milenar com a loucura de quem se firma como grande centro. Como fui no Verão, passei muuuuito calor. Mesmo em dias nublados, a temperatura atingia a casa dos 36, 38 graus com  a sensação térmica bem elevada e quase nada de vento! Mas quem vive um sonho quase nem sente isso. Vamos ao que interessa, o que conhecer em Beijing:

1- Wangfujing Street

Parada Obrigatória. Esta é quase que uma 5a Avenida com Times Square. A locomoção é bem tranquila, visto que existe uma estação de metrô e tudo mais. Se estiver na vibe da mordomia, só pedir um táxi no Hotel e mandar bala. Nesta super rua você encontrará lojas como Apple, Forever 21, Zara, GAP, shoppings e alguns achadinhos básicos.

Dica boa: Existe uma joalheria de pedras naturais em frende à Loja da Apple, só que do outro lado da rua, na qual você encontrará vários acessórios de excelente qualidade. Lugar perfeito para se enfeitar com qualidade e comprar aquela lembrancinha especial.

É também aqui que você encontra a famosa feira noturna de comida viva. Sim, você provará iguarias de toda a China. Prepare-se para experimentar de aranhas às tartarugas. E antes que perguntem, o cachorro só é consumido por uma única etnia na Manchúria. Então, você não sofrerá com isso.







 
2- Praça da Paz Celestial

Sim, esta é a praça que abriga aquela foto imensa de Mao e também seu mausoléu. Palco de muitos protestos, este é quase um epicentro de Beijing. O lugar é lindo e muitas famílias o visitam para fotos especiais.



3- Cidade Proibida 

Esta é uma das principais construções da China. O nome se dá pela dificuldade de se entrar no local, o qual abrigava a família imperial e todos seus serviçais. Palco do filme "O Último imperador", a cidade é enorme e linda, abrigando também o jardim imperial. Suas portas possuem "pinos de ouros", ao todo somando sempre o número nove. Reza a lenda que se tocarmos cada um, teremos muita prosperidade.




4- Palácio de Verão

Outra preciosidade de cidade. É neste palácio que encontramos o famoso barco de mármore e também podemos fazer um passeio pelo rio que circunda o local, conhecendo as belezas ao redor.



5- A Grande Muralha da China

Dispensa comentário. Acho que este é um ponto alto quando falamos de Beijing. Pude subir a entrada chamada Badaling e foi emocionante. Para quem está sem um grupo formado, sugiro se informar no hotel ou hostel sobre a facilidade de se chegar em uma das entradas da muralha.



6- Caminho sagrado

Pense em um enorme caminho repleto de esculturas de animais e árvores. Posso dizer que ali senti o que era paz. 



7- Templo do Céu

Quando olhei o templo, chorei. Ele é quase que único naquele espaço todo "vazio". Mas é de uma energia tão grande que podemos tocar em Deus, seja o seu deus qual for. Para mim, o lugar mais lindo de Beijing.



8- Conhecendo os Hutongs

Este foi um passeio opcional pelas moradias chamadas Hutong. Ali, você poderá conhecer a casa dos chineses, passear pelas vielas e tudo mais. O que eu não gostei foi que este passeio fiz sendo guiada por um homem que conduz um coche pedalando uma bike. Me senti bem mal sendo conduzida, mesmo sabendo que aquele era o meio de sobrevivência dele. Enfim, não o faria de novo.



Passeios queridinhos em Beijing

A- Provar o pato laqueado

Aqui em São Paulo é caríssimo! Em Beijing, o prato principal. Na verdade, ele é feito com  as patas que tem sua carne preparada e laqueada com mel e outros molhos. Para degustar, uma espécie de fina panqueca, tipo um pão folha, no qual recheamos com o pato e outros acompanhamentos. Delicioso e tem que provar. Há um dito chinês que diz que todos que vem à China precisam provar o pato e subir a Muralha.

B- Conhecendo uma casa de chá.

Se os homens ocidentais se reunem em bares, os chineses, principalmente os da Antiguidade, fazem suas reuniões nas casas de Chá. Nelas é possível participar da cerimônia do Chá, provar alguns sabores e desfrutar desta experiência especial.

Atenção: É importante se informar sobre a Casa de Chá antes de visitá-la. Alguns chineses espertinhos, percebendo que você é turista, por vezes te encontram na rua e te convidam para a cerimônia do chá. Não aceite! Este é um golpe. Durante minha estadia na China, fui convidada 3 vezes! 



C- Show de Acrobacias

Famosa apresentação de Beijing, o show dura aproximadamente 1 hora. Bem interessante para quem gosta do misto de teatro e circo. Eu gostei!





Compras em Beijing

- O Famoso mercado da seda: Ele não vende seda. Aqui falamos de um shopping que vende réplicas e falsificações de relógios, roupas, tênis e bolsas. O principal mandamento aqui é barganhar, nada tem etiqueta. Você pergunta o preço e eles chutam um valor absurdo. Minha dica é começar oferecendo 10% do valor. Aí vai negociando. Se a negociação estiver muito difícil, finja que vai embora. Eles te seguirão e aceitarão seu preço.

- Pearl Market: Este é o mercado das pérolas de água doce. Este tipo de pérola serve para fazer jóias ou cremes. Vale muito a compra. Além de peças lindas, o preço é excelente.

- Rua das pipas: Uma rua bem estreitinha, mas deliciosa. Indico a compra de souvernir e lembrança para a galera aqui. Além do preço bom, você pode negociar e tem uma variedade maior e melhor.


Segunda Parada: Xi´An

A cidade dos guerreiros, a cidade em que nenhum prédio pode ser maior que a grande Pagoda. Eu fui com a ideia de que Xi´an seria uma cidade pequena. Ledo engano. Ela é grande e cheia de surpresas.

1- Museu dos Guerreiros de Xi´an

Não preciso falar sobre, pois são conhecidos mundialmente. Mas uma coisa é certa: Nada do que você sabe sobre eles se iguala à presença de cada um. Eles são diferentes entre si e tem como missão proteger seu senhor. Estar ali foi uma das coisas mais lindas que vivi.



Dica Boa: Acho bem legal trazer um dos guerreiros de souvenir. Minha dica é comprar as estátuas na loja própria do museu, pois eles são de terracota e não quebram facilmente como os outros.


2- Grande Pagoda

Como eu disse anteriormente, nenhum prédio pode ultrapassar a altura da grande Pagoda. Aqui você encontra aqueles incensários para oferendas aos antepassados. Um lugar lindo que emana paz.




3- Bairro Muçulmano

Sim, existe na cidade. É um bairro diferente, tem suas ruelas e a grande Mesquita. Aconselho as mulheres a irem com os ombros cobertos. Se tiverem um lenço para a cabeça, melhor. Vale a Visita.




Vivências especiais

Casa de massagem: Sim, existem os dois tipos. Mas a que eu me refiro é a de massagem, massagem mesmo. Os chineses acreditam muito na reflexologia, aquela massagem nos pés que você encontra os pontos e acaba harmonizando todos os órgãos do corpo. Tive a experiência da massagem medicinal tibetana e amei. 

Terceira Parada: Shanghai

Shanghai é um misto de China antiga com Nova York. A cidade é linda, é badalada, cheia de luzes. Me apaixonei por ela! Vamos passear pela bonita:

1- The Bund

O centro financeiro de Shanghai é incrível. O mais legal é que existem várias reproduções de prédios famosos. Você pode observar o capitólio de Washington ao lado do Big Ben. E também tem aquele touro, tipo o de Wall Street.Você também pode passar a mão nele para o din din chegar!





Dica Boa: Passeio pelo rio, à noite, para que você possa ver Shanghai toda iluminada!



2- Nanjing Road

Esta super rua tem o batismo por conta do tratado de Nanquín. Ela é conhecida como a Times Square chinesa. Além de todas as luzes, nela encontramos lojas como Forever 21, Gap, Bershka, Zara, Nike Store e a M&M´sWorld que eu adoro e não deixei de visitar. Vale a visita à noite por conta das luzes e também de dia para bater perna e fazer comprinhas.



3- Yu Garden

Gente, este lindo jardim pertence ao bairro antigo de Shanghai. Ele é enorme e lindo, com pontes, riachinhos, pagodas lindas. Inclusive, tem uma ponte em Zig Zag. Isso é legal, pois os chineses constroem pontes assim porque acreditam que os demônios que nos seguem se perdem no caminho.




Dica Boa: Neste bairro antigo você encontra aquele algodão doce gigante de bicho da seda. Eu amei!

4-   Templo do Buda de Jade

É um espaço lindo e tem o famoso buda de jade. Vale a visita.

5- Torre Jin Mao

Uma torre que suporta tufão e terremotos, esta é a torre Jin Mao. Quase 430 metros de altura, 88 andares. No último patamar, um mirante que nos permite a visão de Shanghai. 



6- Bairro Francês

Um bairro delicioso, super aconchegante e romântico. Aqui você encontra lojas de grifes e excelentes restaurantes.

Compras 

- TAOBAO: Se você é do tipo que gosta de marcas famosa, aconselho a Nanjing Road. Se gosta de barganhar e busca umas réplicas, TAOBAO. O esquema é o mesmo do Mercado da Seda de Beijing.

- Silk Market: Se você busca seda de verdade, aconselho algumas fábricas que estão espalhadas por Shanghai. Nelas você encontra vestidos, lençoes, gravatas, tudo da mais pura seda.


Esta foi minha aventura!

Espero voltar. =)








Nenhum comentário:

Postar um comentário