10 de ago. de 2015

Budapest! - Vem cantar "Adubiron" com a gente!

Para viajar com a gente para Budapest, você só precisa cantar Adubiron.

Conheci George Ezra durante um daqueles passeios de ônibus que você coloca o fone e vai ouvindo coisas sobre a cidade. Dancei e cantei muito esta música por lá junto com tantos outros gringos. E claro, o final da frase era sempre uma festa. Cada um cantava de um jeito, cada país tem o próprio Ezra. Da mesma forma que "cantando de biquini sem parar" é comum por aqui, "I’d leave it all" pode ser traduzido, entre outras coisas, como "Adubiron" no português do Brasil. Já para os italianos, é tipo um uma nota tocada no baixo. Sensacional, né?rs

Bom, agora que você já deixou este som que eu amo rolar por aí, vou te contar o que esta cidade fez comigo: Sabe amor à primeira vista? Foi isso. Saí correndo para amá-la. Não é porque todo mundo anda de bicicleta, porque tudo tem uma história incrível para contar, porque ela se reergueu depois de ter sido 80% destruída pelos nazistas. É porque diante de tanta lenda com história de bruxa e sobrevivência, com gosto de páprica, com George Ezra cantando que deixaria tudo e com aquele Danúbio infinito cortando a cidade entre o velho e o moço é impossível não se sentir vivo. Budapest sorria pra mim, era isso que significava.






1- O gosto de Budapest

Budapest tem gosto de páprica. Em qualquer lugar que você for, vai sentir o tempero. Além disso, não podemos esquecer do famoso Goulash, prato obrigatório para se provar por aqui. Agora, aprendi algo sobre a cidade: Não fuja dos restôs turísticos. Sim, desta vez, eu te indico o contrário. Os lugares mais rústicos e charmosinhos que não têm tanta fama amam enfiar a faca em turista. Por isso, siga estas dicas.

A) Great Market Hall

Sabe o Mercadão de Sampa? Então. Repleto de bancas, aqui você encontra desde queijos e embutidos húngaros até bebidas e quitutes feitos de maconha. Sim, é verdade. Aqui também, além da arquitetura maravilhosa você pode comprar souvenir da cidade. O preço é honesto e são lindos. Reserve uma refeição para aproveitar o local.







 B) Centrál Kaveház

Eu sou viciada em café. Por este motivo, provo todos os que encontro pela frente, mas nem todos ganham meu coração. Dito isto, posso garantir que este é o melhor café que já provei na vida. Sem falar que é um marco na cidade. E para coroar o lugar lindo em que você toma seu cafézinho ao som de um pianista tocando Sinatra, o atendimento é impecável.






C) New York Café

Considerado o café mais bonito do mundo, o NY é um daqueles lugares mágicos. Repleto de turistas que optam ou pelo café da manhã ou por simplesmente tomar qualquer coisa neste lugar lindo, é outra parada obrigatória de sabor sensacional e serviço impecável.







D) A Dobos torta do café Parizi na Livraria Alexandra

Esta é uma das sobremesas mais famosas de Budapest: A torta Dobos. Ela é tipo um bolo com recheio de mousse de chocolate e com este caramelo por cima. Confesso que achei meio sequinha, mas não deixou de ser gostosa. Agora, ela fica muito mais especial servida neste café que fica na parte superior da livraria Alexandra. O lugar é praticamente uma pintura renascentista. Ele é lindo demais. Tem gente que sobe as escadas apenas para ver o Café. Duas dicas preciosas de lugares para uma excelente leitura e um café da tarde inesquecível.






E) O cardápio de inspiração judaica do Kazimír

Este restô fica no bairro judaico da cidade. Além de muita cultura judaica, aqui você encontra os melhores bares e baladas de Budapest. Como fiz um passeio por lá, meus companheiros e eu decidimos por um almoço neste lugar que é considerado o melhor da região. Nem todo o cardápio é judaico. No dia, optei por um franguinho grelhado com cobertura de brie e purê de batatas. Além da apresentação linda, definitivamente saboroso... e calórico. Impossível comer coisas light nesta cidade. Aqui rola um clima tranquilão, com horta vertical e um rockzinho básico na vitrola.






F) A limonada caseira do Prosit Borbár

Este bar fica no Akvárium Klub  da cidade. E ele é uma delicinha, pois é bem contemporâneo, com cozinha internacional e atendimento atencioso. O preço também é bem ok. E aqui em Budapest, para além de outras bebidas, aprendi a apreciar uma boa limonada caseira. Basicamente, é feita de limão siciliano, menta e água gaseificada. Nos dias de calor, é uma excelente pedida a famosa Kis pohár dos húngaros.







2- Budapest: a cidade que respira História.

O que mais amei em Budapest foi a forma como ela vive sua História que nem sempre foi coroada por conquistas.Então, separei alguns lugares para vocês vivenciarem isso comigo:

A) Citadella

Citadella é uma fortaleza construída para proteger a cidade. Na idade Média, reza a lenda que aqui era o lugar onde as bruxas moravam, tanto que há pouquíssimo tempo, ela começou a ser habitada por mansões, pois as pessoas tinham uma espécie de medo de prováveis magias.

Mas nem só de conto de fadas este que se firmou como o meu lugar favorito da cidade vive. Em 1944, Citadella foi tomada pelos nazistas. Ponto estratégico para dominação da Hungria, o país protagonizou um dos piores massacres nazistas da época. Como dito anteriormente, 80% da cidade foi destruída. Milhares de húngaros morreram e a resistência dos povos Magiares foi incrivelmente brava. Até hoje, é possível ver a marca de bala nas paredes dela. E como marco de tantas sobrevivências, a cidade também tem uma estátua  da Liberdade. Na Citadella existe o mais belo mirante para apreciar a vista.








B) Casa do terror

A Terror Háza é parada obrigatória para se conhecer dois períodos históricos marcantes na vida húngara: o Nazismo e o Socialismo.
Esta prisão que hoje é um museu, era como o nosso antigo Departamento de Ordem Política e Social durante a ditadura. Ela era conhecido como "A casa da lealdade". Aqui foram presos os opositores das práticas socialistas e  nazistas.

É possível assistir a vídeos com depoimentos de ex-prisioneiros e seus familiares, encontrar relíquias de guerra e visitar as celas. O conteúdo é bem chocante e também está disponível em inglês, ou pelo audio guide ou por papéis disponíveis em cada cômodo que se é visitado. Fotos não são permitidas.










C) Memorial dos sapatos

Existe um silêncio ensurdecedor neste lugar.Às margens do Danúbio, judeus eram mortos a tiros e seus corpos atirados ao rio. Por conta deste episódio, 60 pares de sapatos foram confeccionados em bronze e ferro e colocados no local do extermínio.







3-  Cartão postal

A) Parlamento

O prédio do parlamento é simplesmente lindo. Aliás, a região é muito bonita. Ele fica pertinho do Memorial dos sapatos e, para quem curte visitar interiores, é possível adentrar seus enormes portões e contemplar sua guarda que, sinceramente, é tão concentrada que parece parte integrante do museu de cera. =)




B) Mathias Church

Que eu amo visitar templos não é novidade para quem acompanha o blog. E dentre todas as igrejas do mundo, o interiror do Mosteiro de São Bento de SP para mim é indiscutivelmente o mais bonito. Agora, eu nunca me emocionei tanto em olhar uma igreja e contemplar tanta lindeza. Ela é de encher os olhos e a alma.







C) Ilha Margareth

Cheguei à ilha através de um cruzeiro pelo Danúbio. E ela é uma preciosidade escondidinha dentre tantas belezas de Budapest. Aqui existem estas praças com fontes que cantam músicas clássicas, além de pista de corrida, ciclovia e centros de treinamento de alguns times de futebol da cidade e outras modalidades esportivas. Elá é linda. Ótima pedida para um almocinho beira rio, já que existem vários restaurantes e bares que margeiam o Danúbio.






D) Heroes` Square

Acolhida como patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a praça dos heróis é única. Ela já foi palco de grandes manifestações e transformações históricas da cidade. Aqui também é o ponto de encontro de vários passeios disponíveis.





E) Andrassy

Tenho a mania de escolher palavras num idioma novo que eu me depare. Definitivamente, adoro a sonoridade de Andrassy, leia-se Andráxi. Esta é considerada a 5. Avenida de Budapest. Ampla e repleta de lojas de grifes, este é um centro de compras bem frequentado por turistas.






4- Free Walking tour: Adoro!

Minha primeira experiência com Free Walking tour foi em Berlin. Desde então, eu adoto a prática em todas minhas viagens e na minha querida Sampa, na qual já fiz alguns e amei. Como funciona? Basta escolher um tema e então, um grupo se encontrará num local específico com um guia que contará a história de cada pedacinho do trajeto. No final, você colabora com a quantia de dinheiro que achar que valeu o tour. Para variar, Budapest tem várias empresas e, obviamente, todas tem os mesmos passeios. Escolhi fazer o passeio pelo bairro judaico. Neste trajeto, você não só conhece um pouco da cultura judaica fortíssima na cidade ( Aqui está localizada a segunda maior sinagoga do mundo) como conhece o "fervo" húngaro. É neste bairro que estão localizados os melhores bares da cidade e o melhor bar do mundo. Mas lembre-se: Sábado é dia sagrado para os judeus, dito isto, escolha os outros dias. Além de várias sinagogas estarem fechadas para visitação, o aglomerado de pessoas é um  incomodo para os ortodoxos. Respeitemos.









5- Temos o melhor bar do mundo

No gancho do bairro judaico, existe uma região chamada  ruínas bar. Aqui estão os bares da cidade que tem uma programação noturna sensacional. Mas, nossos olhos se voltarão para o Szimpla Kert. Considerado o melhor bar do mundo, posso lhe garantir que ele é incrível. Imagine a Rua Augusta dentro de um bar. Pois então. O Szimpla é tipo um mini centro cultural. Ali você encontra feirinha de artesãos, inúmeras intervenções artísticas, shows e muito mais. Não tem desculpa, tem que ir.








6- Turistando

Esta última dica é para quem curti fazer umas turistadas.

A) ICEBAR

Há um tempo eu queria ter a experiência de estar num bar feito de gelo. Se eu fiquei 15 minutos lá foi muito. Como eu estava sozinha, não tinha muita interação, né? E passar muito frio não é lá tão atrativo. Por cerca de 8 euros, você pode entrar e ganhar um drink à sua escolha. O tempo de permanência é livre e eles oferecem poncho térmico e luvas para o visitante.







B) Aquarium

A piscina no meio da cidade, disponível para refrescar os pezinhos durante Happy Hour ou num momento relax. Assim esperamos o Verão.






C) Bebendo Budapest

A Hungria tem um paladar finíssimo para bebidas. Aqui a produção de vinho tem 200 anos e é elogiadíssima. Além disso, a cerveja também é deliciosa e artesanal. Beber budapest é participar de sua história.








Foi ótimo viajar de novo com vocês.

"My house in Budapest
My hidden treasure chest
Golden grand piano
My beautiful castillo

You
Oohyou
Ooh I'd leave it all"






Nenhum comentário:

Postar um comentário