29 de ago. de 2015

Como chegar em Huilo-Huilo

Para quem acompanha nosso Instagram já sabe que recentemente fui para o Chile, foi minha segunda vez por lá e mais uma vez voltei de lá maravilhada! Na minha outra viagem ao Chile (para Pucon) fiquei tão encantada com o sul do país que resolvi voltar a visitar outros lugares por lá, foi quando em meio a pesquisas descobri Huilo-Huilo.

Foi amor na primeira "pinada" e de lá para cá muitos outros pins me deixaram com mais vontade ainda de conhecer esse lugar. Vou fazer alguns posts sobre o lugar,  de como chegar, onde se hospedar, que passeios fazer, onde comer e espero facilitar a vida de quem também deseja conhecer lugar que mais parece ter saído de dentro de um livro de contos de fadas. Como prova disso, confiram o vídeo abaixo, é um pouco do que captamos da viagem: eu, Clarinha e Enzo :)


Como chegar em Huilo-Huilo
Huilo-Huilo é uma reserva biológica em meio a selva patogônica  e fica na pequena cidade de Neltume, por ser pequena ela não possui aeroporto, o mais próximo de lá fica em Temuco. Foi meio complicado conseguir informações de como chegar lá pela internet e por isso acho que esse post pode ser útil para vocês.

Para chegar em Huilo-Huilo existem algumas maneiras:



1. O jeito mais rápido e caro
- Pegar um voo direto do Brasil para Temuco e de lá pegar um ônibus (ou táxi) para Panguipuli e de lá pegar outro ônibus para Neltume, ou se preferir pedir um transfer no hotel que você irá se hospedar, o que não deve ser muito barato.

2. O jeito mais ou menos caro
- Ir até Santiago, pegar um voo até Temuco e de lá fazer o mesmo da opção anterior.

3. O jeito mais barato (e minha escolha)
- Pegar um voo até Santiago, pegar um ônibus (ou táxi) do aeroporto até a Rodoviária Alameda e de lá pegar um ônibus até Neltume.

Relevem minha cara de sono hehehe

Vou explicar essa última opção com mais detalhes, pois foi a que eu fiz.

A opção 1 e 2 são boas por que se você sair cedinho de SP, chega no início da noite em Neltume, porém você irá chegar, comer algo, dormir e aproveitar apenas no dia seguinte.

Já na opcão 3, você sai de SP em um dia e chega em Neltume no dia seguinte bem cedinho, podendo aproveitar o mesmo tempo que nas opções 1 e 2, e economizando um diária no hotel ;) #sesentindovitoriosa

Chegando no aeroporto de Santiago existem várias plaquinhas de sinalização indicando de onde saem os ônibus, é só pegar o ônibus que passa pelo Terminal Alameda e pronto. Não são nem 2mil pesos :)

Antes de sair de SP, já havíamos pesquisado qual empresa de ônibus vai até Neltume e fomos direto ao seu guichê. A empresa se chama Tepual e o guichê é o 54. Compramos a passagem por 14 mil pesos, para o próximo ônibus, que sairia por volta das 20h e chegaria em Neltume por volta das 8h.

Teríamos que esperar algumas horas até às 20h, mas demos sorte e chegamos no Chile no dia da Final da Copa América, a partida seria entre o Chile e a Argentina, e não preciso nem dizer para quem estavámos torcendo, né?! Sendo assim já tínhamos programação enquanto esperávamos o ônibus, ver o jogo na praça de alimentação da estação, comer e passear pelas lojinhas do terminal.

O Chile ganhou o jogo e não havia maneira melhor de sermos recepcionados! Pulamos e gritamos como se fosse copa do mundo (acho que os chilenos ficaram se perguntando "pq esses gringos estão tão felizes que ganhamos?").  Acho que o nosso grito engasgado da copa se soltou lá, e achei ótimo, pois amo aquele país e as pessoas que encontrei por lá <3 (quem me segue no insta pode ver o vídeo com a gritaria no dia do jogo rs).

Agora era hora de pegar nosso ônibus, dormir algumas horinhas e chegar em Neltume.

De Santiago até Neltume são  cerca de 10 horas de viagem, mas num ônibus mil vezes mais confortável que um avião. Cadeiras reclináveis, apoio para os pés, cobertor, travesseiro, TV, café, banheiro e lanchinho (e um comissário de bordo). A prova de que é uma viagem de ônibus é tranquila é a Clarinha, que mesmo sendo criança, adorou e dormiu a noite toda :)



Já havíamos avisado no hostel que chegaríamos por lá nesse horário, o que não sabíamos é que no inverno o Chile só amanhece às 9h, e quando chegamos em Neltume (por voltas da 8:30h), o escuro era tanto que pensamos que nossos relógios estavam com as horas erradas devido o frio ou fuso-horário, mas a hora estava certa mesmo rs

O ponto final do ônibus é na avenida principal da cidade, a mesma avenida do nosso hostel, cerca de 100mts de distância mais ou menos.

Tocamos a campainha em meio àquela escuridão com medo de estarmos acordando o pessoal, mas a dona do hostel já estava nos aguardando e preparando o nosso primeiro café da manhã. Guardamos nossas malas e enquanto o café ficava pronto folheamos os guias e mapas da região para começar a turistar.



Continua...










Nenhum comentário:

Postar um comentário