Conforme falei no meu último post, Portugal está em processo de desconfinamento desde o dia 04 de maio, e para quem acha que isso é sinal de vida "normal" novamente, está bem enganado. São muuuuitas regras a serem seguidas e cautela é a palavra que melhor define o momento.
Com a aproximação da chegada do verão europeu uma grande fonte de preocupação do governo era em relação à liberação do uso das praia. Desde o dia 4 os surfistas puderam voltar a prática do esporte, as caminhadas e corridas à beira mar também estão liberadas, mas só isso.
E apenas hoje, onze dias depois do fim do estado de emergência, é que o governo Português liberou um manual com as regras para retorno das praias, que poderão voltar a ser frequentadas a partir do dia 06 de junho. São 78 regras no total, que ao meu ver fazem todo sentido, aqui abaixo listo algumas:
- As praias passarão a ter sinalização (verde, amarelo e vermelho) informando como está o limite de capacidade de banhista.
- Será lançado um app para informações de praia com atualizações em tempo real sobre a questão da lotação de cada praia.
- Cada praia terá apenas um local para entrada e outro para saída, assim o número de banhistas poderá ser controlado, e deve ser respeitado o espaço de 1,5mt entre cada pessoa.
- Na entrada da praia será disponibilizado água, sabão ou álcool em gel para que os banhistas higienizem as mãos.
- Na areia, o espaço de 3mts deve ser mantido entre cada guarda-sol. Entre cangas, o espaço precisa de 1,5mts.
- Equipamentos de uso coletivo estão proibidos.
- Um plano de contingência será colocado em prática caso sejam identificados banhistas ou prestadores de serviço que desenvolvam quadro respiratório agudo de tosse.
- As lixeiras da praia passarão a ser com pedal, para que não seja necessário usar as mãos.
- Vendedores ambulantes devem utilizar máscara ou viseira quando durante atendimento aos banhistas.
- Atividades físicas serão permitidas para grupos de no máximo 5 pessoas.
E aí, você encararia? Praia ou lage?
Nenhum comentário:
Postar um comentário