11 de nov. de 2021

RGBlack - Novas perspectivas para retratar toda a grandeza da beleza negra

rgblack

"A tecnologia de filmes não foi criada para captar todos os tipos de peles e, por muitos anos, a pele branca se tornou a base para calibrar as cores das máquinas fotográficas por meio do "cartão Shirley", tudo com o objetivo de atender às necessidades do mercado-alvo dominante da época. Do analógico, o padrão seguiu sendo repetido por novas tecnologias e algoritmos.


rgblack




O movimento RGBLACK© nasce para romper com essas regras e mudar a perspectiva de quem está atrás das câmeras, mostrando que é possível superar a tecnologia criada para favorecer apenas um tipo de pele e retratar toda a grandeza da beleza negra utilizando princípios gerais de iluminação, maquiagem, colorimetria e outras."

Assista ao vídeo e conheça o movimento.

Pensando nisso, a área de Impacto da AKQA desenvolveu este projeto em parceria com a Pródigo Filmes, Juh Almeida, Luma Nascimento, Esthéfane Luz, Carol Romero, Welida Queen, Tatiane Ursulino, Vanessa Alves, Jéssica Pink, Larissa Isis e Mylena Saza para compartilharam seus conhecimentos e ajudar a romper com as lógicas racistas do mercado.

O projeto conta com cards de informação sobre iluminação, colometria, maquiagem e cabelos. Tudo pensando nos corpos negros.


rgblack

A tecnologia do filme colorido se desenvolveu com o que foi chamado de “cartão Shirley’’. Ao enviar um filme para a revelação, os técnicos de laboratório usavam a imagem de uma mulher branca para calibrar as cores das máquinas. Seu nome era Shirley. A Shirley, de pele clara e cabelos escuros, virou referência para garantir uma boa foto.

Outros cartões foram produzidos com mulheres, mas todos ficaram conhecidos como “cartões Shirley” e esse controle de qualidade se tornou o equilíbrio de cores da tecnologia digital.

Durante muitos anos, esse padrão impediu que a grandeza da beleza negra pudesse ser exaltada. As novas Shirleys se propõem a reconstruir ângulos que valorizam a diversidade de peles pretas."

rgblack

rgblack


rgblack

Para saber mais sobre o projeto clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário