21 de nov. de 2012

Holanda: muito mais do que um coffe shop!

Aproveitei o feriado de finados (que aqui na França se chama "Tous Saints" e é dia 01 de novembro) para viajar. Como tinha dois amigos na Holanda, decidi que era pra lá que eu iria!
Já tinha pensado em conhecer esse país tão pequenino várias vezes, mas a vida corre e as oportunidades também. Finalmente tinha chegado a minha hora!




A primeira parada foi Rotterdam. Fui avisada pelo meu amigo que mora lá, que a cidade era basicamente um porto e que não era muito interessante. Talvez, por causa disso minha impressão tenha sido tão boa. Sabe quando você espera o pior e encontra uma gracinha de lugar??
O apartamento dele era de frente para uma marina, cheia de barcos lindos. Fiquei encantada com os prédios vermelhos, todos iguais, como se estivéssemos numa cidade cenográfica.

Resolvemos conhecer Delft, uma cidadezinha a 20 minutos de Rotterdam. Posso dizer que depois de 5 minutos lá eu queria me mudar para Holanda. Que lugar lindinho!!! Essa cidade vale uma passada. Até porque lá eu comi o melhor hambúrguer da minha vida. Delícia!

É claro que não podíamos ir para Holanda sem passar em Amsterdam. Confesso que fui porque "tinha que ir". Depois de Berlin, pequei birra com cidades que são muito aclamadas, e principalmente onde os turistas fazem muita festa. Outra surpresa! A cidade é super tranquila, agradável e fofa. Não há bagunça nas ruas, nem nada do tipo. O máximo que eu vi foi gente um pouco devagar saindo dos coffe shop.




Seguimos para Borne, onde uma outra amiga está morando. É uma cidade bem pequena (20 mil habitantes!) que certamente eu não passaria se não tivesse um conhecido lá, mas que valeu a pena, pois eu adoro ver como as pessoas realmente moram nos lugares. Não adianta falar que conhece a Holanda e os holandeses se você só foi para Amsterdam.

No caminho passamos por Kinderdijk para ver os moinhos. É um local onde tem uns 20 moinhos, todos juntos, todos lindos! Recomendo a visita!

No último dia, fizemos um dos meus passeios preferidos: fomos numa feira em Hengelo. Essa cidade fica bem perto de Borne, mas como é um pouco maior, tem mais movimento e lugares para sair. A feira acontece na quarta-feira e é uma delícia. Produtos típicos e comidinhas deliciosas para comermos lá.

Voltei para casa com uma impressão muito agradável sobre a Holanda. Além disso, acho que realmente conheci um pouquinho da cultura deles, sem ter que fazer o famoso "turismo das drogas" que atrai tantos turistas.

Definitivamente, a Holanda é muito mais do que um coffe shop!

Para quem quer se aventurar, os lugares que eu mais gostei:


Burgerz Delft - melhor hambúrguer da minha vida
Oude Delft 113-115 2611 BE

Brouwerij't - cervejaria artesanal super legal
Funenkade 7 1018 AL Amsterdam

2 comentários:

  1. Amiga
    Yo conozco bastante de Europa .. Pero Holanda ni Amsterdam lo conozco . tengo planeado ir con mi marido el próximo año!!! muestre mas de su viaje ya que me gustaría saber mas para mi viaje
    cariños

    ResponderExcluir
  2. Seu feriado foi maravilhoso pelo visto, repleto de passeios interessantes!

    http://tvfabulous.blogspot.com

    Bjs,
    Sté

    ResponderExcluir