22 de jan. de 2013

Samosa & Company: Iluminando vidas com sabor


"Somente podemos sentir Deus destacando-nos dos sentidos." 
(Mahatma Gandhi)


Deus está nas palavras de Gandhi e no tempero de Deepali. Deus que habita nas cores e nos cheiros. Deus da alegria, dos temperos. Deus está em um sabor que nos desperta do mais triste sono, que acorda nossa alma para felicidade. E foi neste Deus que habita em mim e em você que encontrei na magia do Samosa & Company.

Estou tão envolvida pelos sentidos que afloraram diante daquele banquete, que eu queria de verdade trazer um presente de esperança para vocês neste primeiro post de 2013. E nesta minha busca por sentidos, por encontrar Deus e a mim mesma até em sabores, hoje eu entrego a vocês uma jóia rara. 

Em minhas andanças por referências em São Paulo, Samosa & Company veio a mim como uma luz colorida. Há tempos eu estava em busca de um indiano encantador para degustar nesta minha adorada cidade. E o restaurante de Deepali Bavaskar e Vijay piscava a cada pesquisa. Hum, estava escrito! Precisava conhecê-lo.


Deepali já é famosa por seus banquetes exclusivos, por ensinar Atala a misturar essências, por inspirar grandes chefs aqui do Brasil. Convidada de honra de inúmeros restaurantes conceituados, decidiu abrir o seu próprio negócio ao lado do marido. Ele é um empresário da indústria farmacêutica.  Ela, como toda menina das regiões indianas, desde os dez anos teve seu encontro com temperos, aromas e perfumes na cozinha de sua família.


Quando se entra neste lar indiano, é Vijay quem vem te receber. Seu sorriso sincero e sua hospitalidade fazem você se sentir em sua casa, te transportam para algum lugar das Índias. Todas as informações acima é fácil de conhecer se acessarmos um Google, por exemplo. Mas o que eu queria trazer a vocês era mais. E no meio daquele lugar acolhedor no coração da Saúde, eu fiz um pedido diante de Shiva, paredes coloridas, obras de arte de artistas indianos e de Vijay: Queria conhecer o lugar em que Deepali faz alquimias.

E assim foi. Imediatamente, me deram uma touca higiênica e, em instantes, eu estava lá, inebriada por aquele cheiro maravilhoso de ervas e especiarias, papeando com Deepali e seu sorriso tímido, e companhando a agilidade de seu ajudante Vini. Uma cozinha simples, limpíssima, completamente organizada e o que mais me comoveu: Era possível sentir o amor daquela mulher pelo que faz e naquilo que faz. Este é o segredo de seu sabor.


Não tardou para que eu me desmanchasse de vontade e corresse para mesa. Ali, começou minha viagem. De entrada, pedi a porção de samosas, pastel típico indiano, recheado com vegetais e que acompanham Chutney de hortelã por R$ 16 a porção com 4 unidades. Saboreamos também a porção de pães na manteiga clara que é indispensável por R$ 6 cada porção.

Para beber, você encontra cervejas, vinhos, sucos, refris e o que escolhi e morri de amores: Iogurte com água de rosas. Vijay me contou que na Índia é muito comum acordarem e beberem a mistura que além de fazer muito bem é uma combinação deliciosa.

Como prato principal, minha escolha foi pelo Mutton Shukka, carne de cabrito desossado feito com especiarias. Esta foi a primeira vez que provei este tipo de prato picante e delicioso. Recomendo como opção de olhos fechados. O preço? R$ 50.


Como um presente, Vijay me trouxe uma porção de molhos especiais. O que mais me encantou foi o Pikle de limão com especiarias. O mais interessante é a forma como é feito. O limão fica em conserva e é levado constantemente para o sol e sombra durante 1 ano. Incrível e especial, né? Se quiser provar sai por R$ 2.

Se você optar por uma cervejinha, tem que provar o "tira-gosto" dos indianos. A famosa
Chewda é um mix de flocos de arroz, lentinhas e amendoins temperados com especiarias. Uma delícia por R$ 6.

Para encerrar a comilança, uma sobremesa indiana que adoro: Gulab Jamun. Esta delicinha é composta por bolinhos de leite aromatizados por cardamon acompanhado de calda de água de rosas. Acompanha sorvete. R$ 12.


Depois desta viagem, me senti abraçada por Krishna e pelos temperos de uma mulher que na sua timidez guarda uma sabedoria enorme. Pessoas que abriram sua cozinha, me apresentaram a família, contaram suas vidas e proporcionaram um dos melhores jantares de minha vida. Samosa & Company é o meu presente para vocês.


Para querida Deepali e para o acolhedor Vijay.

Samosa & Company

Rua Padre Machado, 137, Saúde
Tel. 4301-7001/8000

5 comentários:

  1. Lugar sensacional, de verdade. Vale a pena o confere.

    ResponderExcluir
  2. Que experiência maravilhosa! Dá para sentir mesmo que é tudo feito com muito amor!

    ResponderExcluir
  3. Que delicia!!!

    Seguindo aqui e curtindo a fanpage! Se puder, retribui! :)

    Te espero por lá: glamour-em-alta.blogspot.com.br

    Beijos! ;*

    ResponderExcluir
  4. humh parece que é muito bom!


    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir