18 de mar. de 2013

Royal de Luxe: um teatro diferente

Quando soube que viria morar em Nantes, comecei a pesquisar sobre essa cidade que era, até então, desconhecida para mim. Uma das primeiras coisas que descobri foi que existia um teatro de marionetes gigantes chamado Royal de Luxe.


Na verdade, a cia nasceu em Aix-en-Provance em 1979, depois de alguns anos viajando e mudando de cidade, a prefeitura de Nantes ofereceu patrocínio e um antigo hangar, para que eles pudessem trabalhar. Foi o começo da relação tão especial entre Nantes e o Royal de Luxe.

Não dá pra esquecer que se trata de uma trupe itinerante, ou seja, as apresentações correm o mundo todo, e eles já estiveram até no Rio e em São Paulo, em 1992. Além disso, os temas variam também, criando uma grande surpresa sobre o que poderemos ver.



O último espetáculo que teve em Nantes, foi em 2011, para a minha grande felicidade. Esperei muito para poder ver essa magia e posso garantir que conseguiu superar todas as minhas expectativas. Foi uma das coisas mais lindas que eu já vi!!!

O tema foi o México e se chamava "El Xolo". A história girou em torno de três personagens: a pequena gigante, que viaja no tempo; o grande gigante, seu irmão que é um camponês; e o Xolo, o cachorro um cachorro-deus que acompanha os mortos.


As apresentações sempre acontecem na sexta e no sábado, mas uns dias antes já temos algumas surpresas. Na segunda-feira, apareceu um bloco de gelo na frete da catedral de Nantes. Conforme o gelo derretia, descobrimos que Xolo estava lá dentro, congelado, tentando sair. Na quinta-feira, apareceu um ônibus tombado na principal avenida da cidade e um container numa praça, de onde a pequena gigante saiu na sexta-feira de manhã. O grande gigante apareceu em Saint Nazaire, uma cidade portuária perto de Nantes, pois chegou na França de barco, e encontrou sua irmã e o cachorro no sábado à tarde.

Aproveitei que estava com a sexta livre e fui ver os primeiros movimentos dos gigantes. É até difícil de descrever, pois só vendo de perto pra compreender a amplitude do trabalho e da magia que significa o Royal de Luxe.

Vi o Xolo tomar banho, escovar os dentes, correr pelas ruas, tudo com movimentos perfeitos. Até baba pingava da língua dele!!!
A pequena gigante estava dormindo (e roncando). Consegui um lugar bem pertinho dela, para acompanhar o seu despertar. A pálpebra mexia devagar e os movimentos eram exatamente iguais de quando a gente acorda, ainda sonolenta.
Não consegui ver nada no sábado, pois não dava para andar, de tanta gente na rua. Acabei voltando para casa, mas satisfeita com que vi na sexta.

O que eu achei mais incrível foi que quando os bonecos andavam na rua, todo mundo corria atrás deles, crianças, adultos, velhinhos. E a frase que resume toda essa experiência que eu tive, foi justamente um senhor que estava com a sua neta de 4 anos que virou pra mim e disse: "Isso nos faz sonhar, não é mesmo? Não importa a idade."




Para quem ficou curioso: http://www.royal-de-luxe.com

3 comentários:

  1. Ai que coisa mais linda *0*
    Fiquei aqui sem palavras. Amei, amei e amei.
    Seu blog é de uma delicadeza e sensibilidade incrível =)

    Bru
    Papo de Estante

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, adoraria conferir de perto! Beijo

    ResponderExcluir