25 de abr. de 2012

1 Música, 3 Versões - Saudade Fez um Samba

Junte a palavra mais única (e triste) da língua portuguesa com a mais brasileira de todas e temos uma música linda em três versões.
Versão 1
João Gilberto




Escrita por Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli (ex-marido de Elis Regina) em 1959, Saudade Fez um Samba foi gravada por João Gilberto no famoso disco Chega de Saudade, que consagrou o cantor e tornou o movimento da bossa nova conhecido. 
Segundo o mestre Tom Jobim "João Gilberto é um baiano Bossa Nova de vinte e sete anos" (...) "Em pouquíssimo tempo influenciou toda uma geração de arranjadores, guitarristas, músicos e cantores" (..) "quando João Gilberto se acompanha ao violão é ele, quando a orquestra o acompanha, a orquestra também é ele". 
Aqui você pode ouvir todas as relíquias gravadas nesse disco.
 

Versão 2
Cássia Eller


Cássia Eller tinha uma voz poderosa mas também conseguia passar suavidade em algumas músicas como Por Enquanto, Segundo SolPrimeiro de Julho e nessa linda versão de Saudade Fez um Samba. 
Nascida no Rio de Janeiro mudou-se com a família para Belo Horizonte aos 6 anos voltando para a cidade maravilhosa somente aos 12 anos. 
Depois de cantar em corais, óperas e até banda de forró em Brasília o sucesso começou a aparecer quando participou de um espetáculo de Oswaldo Montenegro em 1981. 
Apesar dos dez álbuns gravados, escreveu apenas 3 canções ("Lullaby", "Eles" e "O Marginal").
Sua carreira foi encerrada precocemente com a morte da cantora aos 39 anos em 2001.



Versão 3
Tono


Essa banda carioca foi uma das boas surpresas que tive esse ano. A MTV descobriu antes e o público premiou o Tono ano passado, concedendo para eles o título de Aposta do VMB 2011.  
Formada em 2007, o Tono é Rafael Rocha (vocalista e também baterista), Ana Claudia Lomelino (vocal), Bem Gil (guitarrista e sim, filho de quem você já imagina) e o baixista Bruno di Lullo
Hoje eles tem dois CDs gravados, Tono Auge de 2009 e Tono de 2010, os dois você pode ouvir aqui, na playlist que fiz pra vocês!
A versão deles pra Saudade Fez um Samba ganhou um gingado delicioso, que é bem caracteristico deles. Rafael, Bem e Ana Claudia cantam, cada qual com sua similaridade e se completam fazendo da releitura quase uma nova música (é lindo ver a carinha do próprio Carlos Lyra cantando junto sua criação).




Dessa vez, qual sua versão favorita?



5 comentários:

  1. Eu gostei muito da versão do Tono, mas não gostei da voz da menina.

    Acho que a voz da Cassia Eller combinou mais com a letra! :)

    Estou adorando os posts de música

    ResponderExcluir
  2. Adoro a voz da Cássia Eller, mas também amo a versão original do João Gilberto... fiquei dividida!

    ResponderExcluir
  3. Um bela música sem dúvida. Fico com a versão do João Gilberto... =)

    ResponderExcluir
  4. Que post adorável, adorei as versões!

    http://naominray.wordpress.com/

    ResponderExcluir