No coração do Bom Retiro, fui com minha amiga Gabi conhecer um restaurante judaico super familiar. O ambiente é simples, bem arejado e tocado por uma família que a mim já se tornou especial. Conhecemos o elogiado Adi&Shoshi Delishop.
Batizado com os apelidos dos proprietários e tendo seus fogões pilotados pelo filho, a Delishop se tornou um lugar querido aqui em Sampa. Das panelas do chef Nir Baruch não saem apenas iguarias judaicas e contemporâneas. Dali brotam histórias temperadas com a mistura de Brasil e Israel, da criatividade de quem imigrou para uma pátria que o acolheu como mãe.
No dia ensolarado de nossa visista, pude provar o Gelfite Fish, um bolinho de carpa cozido no caldo do peixe. Ele é servido frio, aos sábados ou ocasiões especiais na cultura judaica. Num primeiro momento, é exótico para nosso paladar, mas não menos delicioso. Como prato principal, pedimos os vaernikes de costela bovina ao molho funghi. Eles são tipo raviolis deliciosamente embebidos pelo molho de cogumelos, um sabor que fisgou meu coração e que me faz lembrar sempre da Deli!
Em meio às mezuzás e matérias de guias gastronômicos, devo citar o queridíssimo anfitrião, Yeuda Baruch, um exímio contador de histórias e uma pessoa excelente para se bater um papo e obter aprendizados.
Se você quiser conhecer um pouco mais de cultura judaica e fazer amigos, este é o lugar. Perfeito para ir com a família e comer sem pressa, cultivando uma história. Ficou com vontade? Então vá receber este abraço de mãe.
"Sou filho de uma legítima mãe judia, protetora e alimentadora. Por isso sempre pensei que a literatura deveria nutrir os leitores e protegê-los das desilusões da vida."
Moacyr ScliarServiço:
Rua Correia de Mello, 206
Bom Retiro
$: até R$70
Nenhum comentário:
Postar um comentário